Evite Ações Judiciais – Manual do Proprietário e das Áreas Comuns

Você sabe qual é a importância do Manual do Proprietário e das Áreas Comuns? Além de ser obrigatório por lei e minimizar a ocorrência de danos e problemas em geral, ele tem diversos benefícios para com os seus clientes. No blog de hoje explicaremos todos esses pontos e a importância de realizar esse serviço com profissionais de qualidade e experientes no mercado.

O que é o Manual do Proprietário?

O Manual do Proprietário apresenta todas as informações que se precisa saber sobre um imóvel recém-adquirido. Entregue pela própria construtora, o manual compreende desde a infraestrutura, área, localização e materiais usados na construção, até instruções e dicas de manutenção/ uso.

Fundamental para que a edificação atinja sua vida útil de projeto, nele também estão contidas as garantias e direitos do proprietário e orientações para que não ocorram reformas incorretas ou usos indevidos do local.

O que é o Manual das Áreas Comuns?

O Manual das Áreas Comuns tem como finalidade orientar a edificação multifamiliar (como condomínios) sobre a forma correta de utilização e manutenção de tais áreas. Entregue ao síndico, o documento é elaborado de forma personalizada para determinado condomínio de acordo com suas características, prevenindo a ocorrência de falhas ou acidentes decorrentes do uso inadequado.

Vale ressaltar que o manual também conta com informações sobre as especificações e prazos de garantia dos materiais que compõem a edificação, tornando mais fácil a gestão de manutenções e reformas.

Qual a importância para a construtora e para o cliente?

Além da disponibilização dos manuais ser obrigatória e regida pela Norma Brasileira N° 14037, ela também minimiza a ocorrência de problemas para ambas as partes (construtora e proprietário) com informações completas sobre os cuidados do imóvel e das práticas que devem ser evitadas.

A entrega do manual fortalece a relação entre a construtora e o cliente, agindo como uma extensão efetiva da venda. Ele não só esclarece as obrigações do cliente como também os seus direitos, o que gera a confiança e pode vir a fidelizá-lo na sua empresa.

A Importância de Fazer o Manual com Profissionais Qualificados

Contratar a empresa certa para fazer o seu manual é quase tão importante quanto o manual em si. Profissionais sem qualificação não tem a experiência necessária para desenvolver um documento de tanta importância, o que costuma resultar em manuais com ausência de informações, normas técnicas, referências, e o mais importante: plágios de diversos trechos de outros manuais.

Práticas como essa não só sucedem em um péssimo documento como também em ações judiciais referentes ao plágio.

Fazendo o seu manual com profissionais qualificados e experientes como os da ASA, você evita essas falhas e garante total segurança com uma empresa que entende bem de seus serviços e das necessidades dos seus clientes. 

Compartilhe esse post:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Fale conosco:
* Campos obrigatórios.

São Paulo SP

Fale conosco:
* Campos obrigatórios.